sexta-feira, 12 de julho de 2013

PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM



                                                                         





INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃ DIGITAL













PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
FESTA JUNINA NA APAE




























SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ – RO
JUNHO/2013


PROJETO INTEGRADO DE APRENDIZAGEM
FESTA JUNINA NA APAE
ALEXANDRA APARECIDA RECH, CLEIDE AGOSTINHO JUSTINIANO, NILZA


















PROJETO DE PESQUISA ELABORADO COM O OBJETIVO DE CONTEXTUALIZAR E TORNAR SIGNIFICATIVO OS CONHECIMENTOS ADIQUIRIDOS DURANTE O CURSO INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL  E A REALIDADE LOCAL.
























SÃO MIGUEL DO GUAPORÉ RO
JUNHO/2013

SUMÁRIO







1-      INTRODUÇÃO  .........................................................................................................4



2-      OBJETIVOS   ............................................................................................................5



3-      JUSTIFICATIVA  ........................................................................................................6
.


4-      REVISÃO TEÓRICA  ....... .........................................................................................7



5-      RECURSOS  METODOLOGICOS............................................................................8



6-      CRONOGRAMA.........................................................................................................9




7-      AVALIAÇÃO   ..........................................................................................................10





8-      REFERÊNCIAS ....  ............ ....................................................................................11




9-      ANEXOS ................................................................................................................12









INTRODUÇÃO




Com o objetivo de contextualizar os conhecimentos básicos adquiridos durante o curso Introdução a Educação  Digital, quanto a familiarização com os recursos e programas  básicos do computador, foi proposto a elaboração de um projeto para ampliar a compreensão das possibilidades e utilidades destas ferramentas no uso cotidiano. O grupo de cursistas optou em trabalhar com o tema junino, tendo em vista que a data comemorativa estava em vigência. A Instituição escolhida foi a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais ( APAE). Durante este período o grupo terá a oportunidade de conviver com as crianças que apresentam necessidades especiais diferentes  e desenvolver atividades diversificadas que propiciarão momentos de muita aprendizagem tanto para os alunos quanto para os cursistas.






































OBJETIVOS

Objetivo geral:

Utilizar as ferramentas e programas  do computador para elaborar o projeto “Festa Junina na
Apae,”  além de conhecer e valorizar a cultura e tradição dos seus familiares, trazendo  para  a realidade atual os diversos costumes de épocas diferente, como por exemplo: variedades de comidas típicas, cantigas, danças, brincadeiras e até mesmo a linguagem cultural, como trava – língua e ditados populares.

Objetivos específicos:

Conhecer e valorizar a cultura do nosso país e região.
Identificar comidas típicas da época.
Lembrar diversos tipos de danças e brincadeiras de tempos atrás.
Desenvolver a coordenação motora fina através de atividades relacionadas ao projeto.

































JUSTIFICATIVA


             O projeto junino na escola proporcionará conhecimento da cultura regional e nacional. As pessoas com necessidades especiais irão conhecer os diversos tipos de comidas, danças, cantigas, brincadeiras. Tradições estas que fizeram parte da vida de seus avós e pais.














































REVISÃO TEÓRICA

O grupo irá desenvolver o projeto de maneira interdisciplinar, fazendo adaptações para todo o tipo de deficiência, respeitando a cultura, a aprendizagem e o comprometimento de cada discente. Deverá ser proposto atividades de artesanatos diversificados ( confecção de peixinhos para pescaria, varas para pescaria, bandeirinhas, cartazes e colagens..)
Os alunos também serão incentivados a ensaiar coreografias, aprender músicas típicas, identificar comidas típicas.
Segundo Pereira ( 2012,Jornal Gazeta) :



                       É também função da escola lembrar outras datas festivas, como Dia da Árvore, Dia do Enfermeiro, Dia do Carteiro. Assim, conseguimos fixar nas crianças o valor das profissões, do meio ambiente e da realidade que nos cerca. Datas históricas como o Dia de Tiradentes trazem um resgate de papéis, mostram a importância das figuras históricas de nosso país. Já datas como Festa Junina remetem ao folclore, aos nossos costumes. Todas são referências de vida que precisamos ter, que fazem parte das nossas raízes. Assim, o trabalho pedagógico fica mais gostoso e contextualizado, com sentido para professores, alunos e para toda a sociedade.”




































RECURSOS METODOLÓGICOS
Aparelho de som
Computador
Vestimentas
Revistas para recorte, cola, tesoura, vara, garrafas plásticas, televisão, dvd, máquina digital.













































CRONOGRAMA

MÊS: JUNHO
PERÍODO: MATUTINO

DIA
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS
17
Roda de conversa para a apresentação do projeto.
18
Desenho e pintura, musicas juninas, recortes e colagens, brincadeiras recreativas.
19
Confecção de bandeirinhas, desenho e pintura, noção de quantidade.
20
Decoração do ambiente escolar, leitura e escrita de trava língua, brincadeiras recreativas.
21
Caça palavras junino, leitura e escrita, jogo da memória junino, noção de quantidade.
24
Pintura, recorte, colagem, montagem de quebra cabeça junino, leitura e escrita.
25
Cruzadinha com palavras juninas, cantigas juninas, confecção de peixinhos com garrafas pet.
26
Nomes de pratos típicos de festa junina, leitura e escrita.
27
Preparação de um prato junino, leitura e escrita, cantiga de roda.
28
Encerramento do projeto junino, brincadeiras, danças e confraternização com pratos típicos.































AVALIAÇÃO

O professor deverá avaliar os discentes durante todo o desenvolvimento do projeto, pautando se na participação e n envolvimento do educando nas atividades.
















































REFERÊNCIAS



Esther Cristina Pereira, Celebrar ou não as datas comemorativas na escola?, Gazeta do povo, Jornal de Londrina, 09/08/2012 | 00:30.

Marta Ramos de Azevedo , Festa na Escola, Viva 2° série vida pg.40 , Estudos Sociais.












































ANEXOS

Fotografia dos alunos da APAE


Alunos saboreando as comidas típicas























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